quinta-feira, novembro 09, 2006

Programe-se - Você não pode faltar!

"CULTURA E RESISTÊNCIA",
sábado dia 11/11, Casa das Rosas - Av. Paulista, 37 .
A Editora Expressão Popular convida para o evento "Cultura e Resistência", que realiza para ampliar seu incentivo à arte atual que seja autêntica e crítica em relação aos processos de globalização e injustiça social.

O dia começa com uma divertida programação infantil dirigida pela SoSaci - Sociedade Observadora do Saci, famosa por promover a festa do Saci todos os anos na cidade de São Luis do Paraitinga, em torno da data 31/10, como um meio de fortalecimento do folclore brasileiro em resistência à penetração de elementos estrangeiros na nossa formação cultural.
O dia, entre as festividades do saci (31/10) e da consciência negra (20/11 - morte de Zumbi dos Palmares), e a morte de Carlos Marighella (04/11) também servirá de momento para homenagens especiais, pela programação de filmes. Dentre estas, o próprio Marighella, que se tornou símbolo da resistência política, e outros que também já se foram, e atuaram em diferentes campos, como Glauber Rocha, Patrícia Galvão, Florestan Fernandes e Edward Said.
Paralelamente aos filmes ocorrerão apresentações de dança e rap. Haverá viola, música instrumental brasileira, e muita literatura, tudo da melhor qualidade. Além do tradicional Desconcertos na Paulista, o sarau será o ponto culminante do evento, em que a poesia de resistência árabe contemporânea encontrará a poesia de resistência da periferia de São Paulo, entre outras.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA A SEGUIR:
10h

Filme "O saci". - filme de Rodolfo Nanni, baseado na obra de Monteiro Lobato, o filme narra as aventuras de Pedrinho, Emilia e Narizinho no Sítio do Pica-Pau Amarelo, às voltas com personagens do folclore brasileiro, como o Saci e a Cuca.
11h
Contação de história e Oficina de desenho - mande seu desenho pro Saci!
12h
Grupo Mabruk de Danças Folclóricas da Síria, dirigido por Márcia Dib, que pesquisa há 22 anos as manifestações de raiz daquela região do Oriente Médio.
12h
Patrícia Galvão - Eh Pagu, Eh! - Utiliza uma linguagem nova em termos de documentário, para reconstituir uma visão emocionada desta mulher apaixonada e apaixonante, que esteve ao lado de Oswald de Andrade, participando do movimento antropofágico. Sua trajetória de vida, intensa e conturbada, vai da vanguarda política, passando pelo jornalismo militante e, ao fim de tudo ao teatro de vanguarda, ao qual se dedicou até sua morte, em 1962.
12h15
Carlos Marighella - Marighella - retrato falado do guerilheiro - O filme sobre vida desta figura polêmica da recente História do Brasil contará a trajetória do professor Marighella, de deputado constituinte (1946) Marighella, do romântico guerrilheiro Marighella (ALN, 1966). Mas, antes de tudo, contará a história do homem Marighella.
13h30
Florestan Fernandes - Fotos e imagens em movimento, ao lado de depoimentos de Antonio Candido, FHC, Ivan Valente, Mirian Limoeiro Cardoso e Florestan Fernandes Jr., entre outros, resgatam a vida e obra do sociólogo. Ganhador do Prêmio Herzog de 2004 na categoria documentário. Produção da TV Câmara.
14h30
Glauber Rocha - Glauber o filme, labirinto do Brasil (Prêmio de Melhor filme pelo CPCB - Centro de Pesquisas do Cinema Brasileiro) Para que ninguém esqueça a falta que ele nos faz, este filme é um documentário fascinante sobre a vida e a morte deste polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Glauber será o próximo biografado da coleção Viva o Povo Brasileiro, EEP.
15h30
Periafricania e Versão Popular, com participação do grupo convidado BValente, apresentam versões politizadas e criativas de rap sobre temas como a realidade da periferia, o processo de exclusão vivido por retirantes nordestinos e a saga histórica de bravos líderes do nosso povo.
16h
Edward Said - "Selves and Others - Um Retrato de Edward Said" (2003), documentário da diretora Emmanuelle Hamon sobre o intelectual palestino Edward Said.
17h
Victor Batista apresenta a viola como instrumento companheiro, que acolhe e leva o ouvinte em uma viagem às suas origens.
17H30
Desconcertos na Paulista Um encontro de uma hora de duração onde o escritor convidado, representante da prosa nacional, lê um texto de sua própria autoria, um texto de algum autor clássico que tenha sido importante para sua literatura, e ainda apresenta um novo escritor. Seguido por um bate-papo descontraído e informal com Claudinei Vieira. O escritor convidado para este evento é Bruno Zeni, autor de "O Fluxo Silencioso das Máquinas" (Ateliê Editorial, 2002) e "Sobrevivente André du Rap" (Labortexto Editorial, 2002). "Sobrevivente" resultou de depoimentos colhidos pelo autor com sobrevivente do massacre do Carandiru, de 1992. Em "O Fluxo", pequenos fragmentos de prosa surgem na voz de narradores que vagueiam por São Paulo: passageiros de metrô, mendigos, motoboys e outros - um deles comenta sobre a impossibilidade de amar na cidade.
18h30
Sarau "O encontro da poesia de resistência hoje - periferias do mundo". O Instituto da Cultura Árabe emprestará ao evento os organizadores do seu tradicional Diwan (sarau árabe), que lerão poesias de escritores contemporâneos atuantes em relação aos conflitos atuais no Oriente, com leitura de originais e traduções de professores do departamento de língua oriental da USP. Estamos contando ainda com a presença de poetas da Cooperifa. A Cooperifa* é uma iniciativa do poeta Sérgio Vaz que mobiliza a vida cultural literária na periferia, e que, entre outras atividades, reúne toda quarta-feira cerca de 200 pessoas para comungar a poesia junto com a comunidade, no bairro Jardim Guarujá - no bar Zé Batidão, que se transformou em centro cultural da periferia. Confirmada também a presença de Marcelino Freire, premiado escritor da nova safra (recente prêmio Jabuti com o livro Contos Negreiros, 2005).
20h30
Quarteto Pererê encerra o evento. Em sua contínua reflexão sobre as influências do nosso passado musical e sua perenidade refletida em obras de contemporâneos, os pererê's inspiraram-se no peralta de uma perna só - O Saci Pererê, confluência dos mitos brasílicos fixada no imaginário e na cultura popular, resultando numa busca sonora imaginativa e alegórica. Seu repertório contempla obras de Erick Satie, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Ruy Weber, além das composições a oito mãos e participação especial do percussionista brasileiro radicado na Holanda e fundador do movimento Kriya Família - Julinho Pimentel.

O Evento contará com a cobertura do site literário DESCONCERTOS que filmará o evento.

informação do sítio: http://www.desconcertos.com.br/

Nenhum comentário: