sexta-feira, junho 08, 2007

RESISTE
Muin Bsaisso*

Sacudiram um papel e uma sentença
diante do meu nariz
me jogaram a chave da minha casa
o papel que me condenava
dizia: resiste!
A sentença que me oprimia
dizia: resiste!
A chave da minha casa
dizia: por cada pedra
de tua pequena casa, resiste!
Uma batida na parede
e a mensagem que chegava através dela
de uma mão mutilada, dizia: resiste!
As gotas de chuva
sobre o teto da sala de tortura
gritavam: resiste!


*"Poeta palestino, nasceu em Gaza em 1930. Formado em literatura árabe e britânica na Universidade do Cairo, lecionou durate algum tempo na Palestina Ocupada. Após várias passagens pela prisão, por motivos políticos, acabou por exilar-se em Beirute, de onde editou a maior parte da sua obra literária.
Morreu em 1984, no seu exílio do Cairo."

Poema e texto retirado de minha última - e valiosa - aquisição: Poetas Palestinos da Resistência, publicado pela OLP - Brasil, em 1986.
Aliás, sugestão para quem gosta de comprar livros - raros ou não - e baratos. Consulte a Estante Virtual, a maior rede de sebos cadastrados do Brasil! (acho). Foi lá que eu comprei este e pretendo adquirir outros livros. Segue o endereço:
http://www.estantevirtual.com.br/

Nenhum comentário: