quinta-feira, novembro 29, 2007

É tudo nosso...

Ontem foi dia de Cooperifa. E foi um dia muito especial para mim. Não apenas pela Cooperifa, que por si só já é motivo de vitória e alegria mas, ontem eu levei um grupo de alunos da EE Jornalista Francisco Mesquita, a "minha" escola para conhecer a Cooperifa.

Foi lôko porque eles vivem ouvindo eu falar sobre a Cooperifa. Eles vêem as minhas camisetas, o meu boné. Tiveram a oportunidade de conhecer escritores ligados - ou não - à Cooperifa, através dos encontros literários que promovi na escola. E os saraus... Uma vez por mês, pelo menos, faço um Sarau dentro da sala de aula mas, eu criei a expectativa já que lá é "O Sarau".

A vitória teve um sabor especial porque alguns dos alunos que nos acompanharam ontem - fui com mais dois professores da escola - são aqueles alunos rotulados, considerados "alunos-problema", sem ou com difícil solução. Alguns alunos que já me zoaram por conta da legenda da minha camiseta: "Cultura de Periferia - Consciência e Atitude". Alunos que não botavam fé no projeto e muito mais e ontem estavam lá. Respeitando o silêncio, que é uma prece, ouvindo poetas, artistas, pessoas simples da comunidade, parecidos com eles(as), e tiveram a oportunidade de aplaudi-los e entender um pouco que, artista, não é apenas aquela pessoa que aparece na TV. Mas pode estar ao nosso lado. em cada um de nós.

No final, os mesmos alunos que ficavam me zoando por causa da camiseta e outras coisas ligados à Cooperifa ficaram me exigindo uma camiseta, um boné, um botom - rs -, qualquer coisa.

Foi uma vitória. De goleada. E foi bonito.

Salve Cooperifa e valeu. Vocês tem muito a ver com tudo o que faço. E sozim ninguém guenta.

Rodrigo

Nenhum comentário: