domingo, julho 13, 2008

ECA. MELECA OU EURECA?


Hoje, a lei 8.069/90 atinge a sua maioridade. 18 anos, já tá um hominho. E este assunto talvez fosse irrelevante se nós não estivéssemos falando do ECA - o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Pelo pouco que sei sobre a história do ECA, é que ele veio no embalo do processo de redemocratização(?) política brasileira. Após a elaboração da Constituição de 1988. Foi uma vitória das entidades, dos grupos que luta(va)m pelos direitos da criança e do adolescente. Até aí, ótimo. Mas, quem conhece o ECA? Onde se aplica o ECA?

Nas ruas, o descaso. Na moradia, o abandono. Na educação, a violência. Na saúde, a doença. Na segurança, a pancada. Na sociedade, outra porrada. Na política, o oportunismo. Nos empresários, a "responsabilidade social". Nas ongs, o dinheiro.

Nas crianças, a morte.

Se o ECA fosse uma criança, brasileira, eu diria que é muita sorte se ele atingisse esta maioridade saudável, alfabetizado e com perpectiva de um futuro melhor.

Vejo os lírios no campo. Eles parecem não florescer.

Para quem quiser saber mais sobre o ECA, ler, conhecer - o primeiro passo para exigir o seu cumprimento - acesse o sítio abaixo:

Nenhum comentário: