quarta-feira, julho 16, 2008

FANTASIA

ultimamente eu estou numas de ler literatura infantil. infanto-juvenil. eu sei que dividir a literatura, separar públicos, gêneros é um tanto complicado mas, existe uma literatura para crianças, como existe a literatura erótica e como existe a literatura periférica e como existem outras tantas.

pois bem, ultimamente estou mergulhado no universo da literatura para crianças, adolescentes. porque depois que eu escrevi o meu livro eu percebi que ele é um tanto quanto "duro". cruel. e muitas das crianças lá da escola, não bastasse a vida difícil que levam, parecem que "matam" os seus sonhos cada vez mais cedo. e eu acho isso muito triste.

então, estou buscando fontes para escrever histórias para crianças. não histórias que camuflem a realidade, os conflitos e as contradições que existem, nem histórias que tratem as crianças como idiotas, mas aquelas que, mergulhadas nessa complexidade, não acabem ou dêem fim com a capacidade delas de sonhar, de mergulhar no universo imaginativo. na fantasia.

das leituras que eu fiz por estes tempos, algumas me chamaram mais a atenção do que outras, e recomendo aqui:

a primeira se chama A maldição da moleira, da escritora Índigo. é a história de um bebê que, depois de ter a sua moleira (sabe o que é?) da cabeça apertada pela sua avó, toma consciência da realidade, e vai nos relatando a sua história.

a segunda é A bolsa amarela, da Lygia Bojunga. é a história de uma menina que possui três grandes vontades: ser menino, ser gente grande e ser escritora, e as reprimi colocando dentro de uma bolsa amarela que ganhou da tia.


e por fim, o livro Coraline, de Neil Gaiman. uma história fantástica no estilo Alice no país das Maravilhas, adaptada nos dias atuais. uma história de medo, superação e desafios.


indico os três livros para todas as crianças, inclusive para aquela (que, espero) exista dentro de você.

Nenhum comentário: