quarta-feira, julho 30, 2008

NADA INTERESSANTE PARA LER, APENAS DESABAFO.

o que mais me irrita quando eu penso em educação, é saber que tem jeito. sim, tem jeito, tem solução. transformar a nossa educação é possível. e não precisa de milagres, grandes projetos, grandes investimentos.

mas parece que ninguém quer que essa p&*¨%$$¨* funcione! porque fazer funcionar dá trabalho. exige compromisso, responsabilidade. e as pessoas não querem trabalhar, principalmente os funcionários públicos. o lance é assinar o ponto, esperar o dia passar, a grana cair no quinto dia útil e reclamar: que o ensino tá uma merda, que os alunos não querem nada com nada, que não tem mais jeito.

hoje foi o primeiro dia de aula. havia 13 alunos na escola, para mais ou menos uns 20 professores. uma proporção como esta, é de se esperar que não teríamos problemas. ai, como eu sou ingênuo.

primeiro, fui para a minha aula na 8ªE. tinha um aluno. eu estava no apetite de dar aula, voltar para a sala. quando fui para a sala de aula com o aluno, cadê as mesas e carteira. nada. nenhuma! sala de aula vazia. fui conversar na direção: - "Sério?".

nem ela sabia. total organização.

mas isso nem abalou a minha manhã. pegamos duas carteiras e cadeiras e dei a minha aula.

o que irritou foi em relação a sala de informática. sabe, aquela que chegou segunda-feira. pois bem, hoje, com 13 alunos e 20 professores pra tomar conta, já tivemos problema.

ai, sabe, de repente me bateu uma preguiça de contar os detalhes, falar sobre o assunto. sinceramente, estou cansando. e olha só, acabei de voltar do recesso.

é que o que me cansa é que esta é uma luta que não se dá pra fazer sozinho ("sózim cê num guenta"). e eu não acho parceiros, em número suficiente, dispostos a transformar. é só discurso, verborragia, punhetagem, blá blá blá e atitude ZERO. sabe, tô de saco cheio de discursos, tô de saco cheio desta merda que chamamos de Educação. disposição mil pra mudar, mas de saco cheio de tudo.

é angustiante não saber o que fazer numa hora dessa. como fazer essa cambada de, hmmm, deixa eu ser educado, como fazer essa cambada de "preguiçosos" e irresponsáveis trabalhar?

ah!, já falei muita merda. nove e quarenta e duas da noite, vou dormir.

nada como um dia após o outro.

Um comentário:

Vinícius Queiroz disse...

ficol bem interesante seu pensamento
eu tive publicando algo a respeito e gostaria e opnião em meu blog
www.viniciusqueiroz.blogspot.com