sexta-feira, outubro 31, 2008

DIA DAS BRUXAS

nada de abóbora, sangue, dentes pustiços de vampiro. hoje a bruxa tava solta de verdade lá na minha escola.

até a hora do intervalo eu trabalhei bem com os meus alunos. levei o documentário Ônibus 174 para a galera de recuperação de ciclo, das oitavas séries, para assistir, para debatermos sobre a questão da violência, a exploração da mídia sobre esta questão, a vida do Sandro e todos os direitos que lhe foram negados, desde que era criança, chacina da Candelária, até quando foi preso, enfim.

depois comecei a preparar trabalhos com as sextas séries. na quinta aula, estava na minha sétima série quando uma professora veio bater em minha porta: veio pedir ajuda, pois havia acontecido uma briga feia dos alunos.

saí para o corredor e vi muitos alunos no pátio. alguns curiosos, outros bem exaltados. xingando, querendo bater, querendo correr; querendo dar porrada.

ajudei as coordenadoras a acalmar os ânimos dos alunos (que eram em sua maioria do ensino médio, adolescentes de dezesseis, dezessete anos), fazer com que eles fossem para a sala de aula e tentar conter a galera. alguns alunos envolvidos na briga foram dispensados mais cedo, com aviso aos pais. outros ficaram até o horário da saída.

agora, estou fazendo o relato por cima, porque a tensão foi muito maior na hora. o bicho pegou de verdade. e como já sabem - por este blog ou pelo meu livro - o histórico da minha escola, não vai me surpreender se amanhã ou depois acontecer uma tragédia. não vai surpreender pois ela já está anunciada há muito tempo.

tenho uma filosofia de que nenhum problema começa grande, imenso. não, eles vão crescendo a medida que vamos alimentando o fogo ou mesmo nos omitindo, esperando que ele se espalhe. como eu não vejo muita gente tentando apagar, pelo contrário, fingindo que ele não existe, não é de surpreender que uma hora ele se alastre por toda a floresta. e aí não adianta correr com mangueira, extintor de incêndio ou mesmo caminhão de bombeiro. quando acalmar as labaredas, o estrago será grande demais.

providências precisam ser tomadas. antigos problemas precisam ser resolvidos. antes tarde do que nunca.

r.c.

Nenhum comentário: