sexta-feira, outubro 31, 2008

LITERATURA (É) POSSÍVEL - SÉRGIO VAZ

ontem foi dia do Poeta colar lá na escola para participar do projeto Literatura (é) Possível.

muito especial receber o Sérgio Vaz. não apenas porque a Cooperifa teve uma importância fundamental para que eu elaborasse e executasse o projeto mas, porque em novembro de 2006 o Poeta foi lá na minha escola em que eu trabalhava, também na Vila Cisper, para fazer uma atividade com os alunos. ali eu considero o marco inicial do projeto. e é mó honra receber o poeta praticamente dois anos depois, em outra escola e em ritmo total.

o bate-papo com os alunos foi muito bacana. eles, como sempre, muito respeitosos com nosso convidado, prestaram bastante atenção. faltou talvez um pouco mais de participação. como faltaram também alguns alunos. apenas 12 compareceram desta vez. mas, como eu comentei com o próprio Vaz, é difícil a literatura competir, numa quinta-feira a tarde, depois do horário da aula, com a sala de informática, com o Play 02, com o futebol, com os namoricos. ainda assim, o que vale são os que foram, a qualidade e dedicação deles. por tudo isso, obrigado.

o Poeta fez uma brincadeira com os alunos, escrevemos um poema coletivo e, no final, ainda rolou um Sarau. além de suco, salgadinho e algumas bolachinhas. quer mais?

bom, eu não sou ONG, não trabalho com números, resultados, mesmo porque não devo nada para ninguém e todo dinheiro investido no projeto sai do meu bolso. nada de vangloriação, apenas para as coisas ficarem claras e "à César o que é de César", mas ontem eu fiquei pensando: putz, que vitória da porra!

em dois anos de projeto, mais de 100 saraus foram feitos em sala de aula; mais de 30 encontros literários - fora do horário de aula - foram realizados, nove poetas e escritores compareceram na escola (Sérgio Vaz (2x), Marcelino Freire, Sacolinha, Allan da Rosa, Dinha, Alessandro Buzo, Carlos Galdino, Akins Kinte e Elizandra Souza), mais de 80 livros destes autores - entre outros - foram distribuídos GRATUITAMENTE aos alunos integrantes do projeto, além do compartilhar de risos, lembranças, choros, saudades e muita, muita leitura.

tenho orgulho dos alunos que fizeram e fazem parte do projeto. posso dizer que hoje eles conhecem um pouco da literatura, da melhor qualidade.

e gratidão à todos os poetas e escritores que colaram lá pela escola durante todo este tempo. sei que vieram pela camaradagem, pela amizade e, não há dinheiro que pague pela generosidade de vocês. então, obrigado mais uma vez.

no mais, continuamos na batalha. e por enquanto é isso.

aquele abraço,

rodrigo ciríaco

Nenhum comentário: