sexta-feira, maio 01, 2009

O POETA MANDOU CHAMAR: TODO MUNDO PRA LAJE! - PANTERAS NEGRAS

Bobby Seale e Huey Newton

Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade. Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovens da região, e levar cidadania através da sétima arte. O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto. A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera..

DIA 03 DE MAIO 20HS30
.
Laje do Zé batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Zona Sul-SP
.
"Todo poder para o povo. O partido dos Panteras negras e além"
Sinopse: Documentário que retrata experiência organizativa e de luta do Partido dos Panteras Negras na década de 60. Inicia com com o movimento de não-violência de Martin Luther King, de integração do negro ao modo de vida norte-americano. Por seu caráter reformista não garantiu as transformações que eliminassem o racismo.

Por causa das limitações do movimento pacifista, surge o partido dos Panteras Negras, o qual pregava a necessidade da população pobre (negros, índios, latinos...) se armar para enfrentar a polícia racista e a opressão do estado capitalista. Aqui veremos a vitalidade deste partido e a reação que despertou no governo americano, o que o encarou como "ameaça à segurança interna".

Diferente do filme, o documentário de 1997 foi concebido após as revoltas negras de Los Angeles, ocorridas em 1992, quando a impunidade da violência policial sobre o povo negro gerou quatro dias de levante massivo, com mais de 7 mil imóveis incendiados e 53 mortos. Enquanto a TV anunciava os estragos de mais de um bilhão de dólares, o documentarista Lee Lew-Lee decidiu se perguntar qual foi o verdadeiro dano histórico que provocou aquela explosão. O resultado é o resgate audiovisual de uma experiência profundamente consistente de organização e luta negra.
.
Direção: Lee Lew-Lee
Duração: 60 minutos
Legendado
.
*em caso de chuva o filme será exibido no bar

Nenhum comentário: