segunda-feira, junho 22, 2009

TEXTO PARA A OCAS"

há uns dois meses atrás, o amigo, ex-companheiro de trabalho voluntário na oficina de criação da ocas" e atual editor da revista, o márcio, pediu que eu escrevesse um texto para falar sobre educação. o meu trabalho e projetos na escola. pedido muito legal, mas que veio na hora errada. minha maré andava baixa por conta de problemas pessoais, profissionais, e outros ais que só fuderam com a minha estima e, me travaram. eu não conseguia escrever. quem acompanha o blog percebeu que ele sofreu da mesma crise de abstinência de palavras

quando tive coragem de voltar a raspar os dedos no teclado, as idéias ainda estavam confusas. ainda estão pra falar a verdade. a única diferença daquele momento anterior, é que hoje estou seguindo a vida. tocando os projetos, trabalhando e fazendo, dentro do que é possível. e daí eu escrevi um texto pra ocas". um não, mas uns três, quatro, cinco! nada de produção excessiva, é que eu sinceramente não gostava das coisas que escrevia.

mas escrevi. depois, deixei lá para esperar. algumas vezes eu gosto de escrever e deixar o texto parado, para ver se amadurece. para ver se não apodrece cedo demais. dos cinco, escolhi três. enviei dois. o márcio (ufa!), escolheu um. sairá na seção "Cranianas", da próxima edição da revista Ocas" - se não conhece ainda o projeto, não sabe do que estou falando, clique no link do lado direito indicado no blog, nas "contra-indicações". o outro, não escolhido, estou publicando aqui. afinal, foram algumas horinhas gastas encima dele e, apesar de também acabar preferindo o outro, acho que este é, ao menos, publicável no meu blog. segue ele:


RICO GOSTA DE ESCOLA PÚBLICA, SIM

Você já viu, que absurdo? Dizer que rico não tem coração, não se preocupa com o nosso ensino público! Rico gosta de escola pública, sim.

Rico gosta de escola pública, sim. Principalmente se for empreiteiro, engenheiro, empresário. Grande escritório na Paulista, Berrini ou no Centro, funcionando a qualquer horário. Concorrer a licitações, vencer, apresentar o valor mais alto e prestar o serviço mais baixo. Excelente relação custo-benefício. Anotar a troca de duzentas telhas quando se pinta o telhado. Reformar doze salas com uma mão de cimentado. Modernizar toda a fiação elétrica colocando só o cano de proteção. Isso é verdade mer’mão. Pode ir lá, ver no meu trabalho. Rico dá um duro danado, sim.

Rico gosta de escola pública, sim. Principalmente se for dono de editora. Sabe, aquela famosa? Do contrato com o Estado, sem licitação, pra construir uma Nova Escola? Aquela que vai despachar todos os livros didáticos, paradidáticos revistas? Todo o lixo que estiver encalhado, será levado. Os governos são os principais compradores de livros. Ótimos clientes. E não interessa se serão lidos. Se o conteúdo para o terceiro aninho for pornográfico. Se serão encaixotados, fechados, trancados a sete chaves dentro de armários com medo de que sejam roubados. Não é problema do editor, ele é um bem-feitor. Já vendeu todo o seu estoque, já foi à desforra. Rico não gosta de dar pouca coisa de esmola. Se for pra se meter, tem que ser muito dinheiro. Rico se compromete com a escola, sim.

Rico gosta de escola pública, sim. Principalmente se for médico, banqueiro, advogado. Ele tem o profundo, o sincero desejo de transformar a Educação. Principalmente em época de eleição. Vai deixar o cargo privado e vai revirar o Estado. Vai ser político. Vai prometer mais escolas, menos alunos por sala, aumento para professores. E vai cumprir: olha lá a matrícula do filho dele no colégio pré-pago. Investimento pesado na publicidade e propaganda quando for falar do seu trabalho. Uma mentira dita mil vezes se torna verdade, disse alguém. Pois então, ele vai cumprir tudo muito bem. Se sobrar um tempinho, abre até uma nova organização. Afinal, somos ou não somos todos pela educação? Rico gosta de aos pobres dar atenção. Rico se preocupa com a escola pública, sim.

Rico gosta de escola pública, sim. Principalmente se for diretor. Vai deixar a sala de aula, vai deixar a sala de direção e ficar em casa, no computador. Ele precisa garantir o emprego. De ator. Aparecer uma vez por semana e mostrar o quanto suou. Se o diretor trabalhar, o que vai sobrar para os outros. O que vai sobrar para o vice, coordenador, professor? Diretor é cargo sem importância, não precisa fazer nada. Basta gabaritar o livro-de-ponto no fim do mês e pronto, simples operação pra não configurar abandono. Serviço concluído.

Rico gosta de escola pública, sim. Principalmente se for professor. Sim, tem alguns. Safados. Tiram licença no serviço público, um, dois, dez meses ganhando na boa o salário no colégio privado. Professor ganha pouco, isso é fato, precisa de um outro emprego. Ninguém gosta de ser sacaneado. Então, haja atestado. Mas não se preocupe, ele volta no final do ano. Precisa receber o bônus, quem sabe não está na época de tirar licença-premium.

Rico gosta de escola pública, sim. E pra falar a verdade, eu tô achando que até o pobre gosta. O empregado, o trabalhador. Que não percebe que a escola é uma extensão da luta de classes. Não percebe a batalha diária travada na sala de aula. Ou se percebe, não dá bola. O que acontece com esses pais que não vão a escola? Não se unem, não botam a boca no trombone para exigir melhores condições educativas, pedagógicas? Não se pode esperar que um sindicato de professores mude toda a Educação. Não, a maior parte dos meus camaradas estão preocupados só com a corporação. É preciso entender isso. Não dá mais para aceitar essa situação.

De alunos sem escola. Alunos que entram na unidade e ficam cabulando da primeira a última aula. Alunos que entram em sala para ficar cinco, seis, sete e mais anos sem ser alfabetizado. O adolescente já fez quinze anos, não sabe ler e escrever, você não imagina o resultado. Ser nota dez em matéria de sexo e tráfico. Para onde ele vai? Primeiro pro corredor. Depois pátio, mundão, Fundação Casa e caixão. Esse é o caminho. Da frustração. O sentimento de enganação, que eu sinto. Todos os dias pensar: o que estou fazendo aqui, enganando esses meninos? Você não sabe. A raiva, a revolta. Quando o moleque te zoa, não faz nada, não aprende e vai pro outro ano, mesmo sem nota. Quando você chama os pais e eles não aparecem. Nem parece que a educação do filho é uma coisa que se aprece. Quando você pede ajuda, solidariedade, colaboração e se percebe sozinho. Quando o Governo do Estado diz que faz tudo o que é possível e que está revolucionando o ensino. E nós engolimos. Se não, por que temos há quase dezesseis anos aí, o mesmo partido?

Mas afinal de contas, o que estou esperando? A revolução? Não! Os ricos, eu já disse, fazem muita coisa pela nossa Educação. E mudança, transformação, esperança são palavras que, parecem, não cabem mais dentro de um ambiente educativo.

Nenhum comentário: