quarta-feira, agosto 12, 2009

ENCONTRO SOBRE ENSINO DE LITERATURA (PERIFÉRICA)


sou professor de história. apaixonado por literatura. e, contando com este ano, faz quatro anos que estou efetivado na rede como professor de história e também faz quatro anos que eu desenvolvo atividades - paralelas - com literatura na minha escola: seja através de saraus, uma oficina aqui, um trabalho com texto acolá, encontros com autores, etc. além disso, já tem um tempo que observo alguns parceiros e parceiras fazendo um corre parecido em outras instituições educacionais.

até aí, nada de novo. ou não? na verdade, pra mim tem. porque apesar da literatura ser trabalhada e ensinada na escola há muito tempo, é de hoje que eu observo duas coisas diferentes: 1) o trabalho com a literatura periférica na escola e 2) o método (ou metodologia?) do ensino de literatura na escola, estão diferentes. ao menos para este grupo citado.

literatura e escola sempre tiveram uma relação muito traumática. as leituras literárias, em sua maior parte, sempre entram como obrigação, nunca como prazer: para fazer um trabalho, uma prova, para passar no vestibular. além disso, muitas vezes são colocados aos nossos alunos livros que estão além da capacidade de apreensão deles, ao menos naquele tempo. explico: não é que sejam burros, mas cada coisa tem seu momento. um exemplo: eu amo Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas é o melhor livro que já li, o mais importante da minha vida, mas demorei vinte e sete anos para poder lê-lo. já havia tentado outras vezes, não conseguia e tal. então, cada coisa no seu momento.


tudo isso pra falar que eu vejo que tem uma turma fazendo um trabalho importante. diferenciado. e que muitas vezes a gente não se fala. não se tromba. não troca experiências, entraves, sucessos, possibilidades.

até agora.

há um mês mais ou menos venho articulando com alguns colegas. há umas três semanas eu fiz o convite. há uma semana atrás eu confirmei o lugar. e nesta sexta-feira acontecerá o nosso I Encontro Sobre o Ensino de Literatura (Periférica).

é um grupo pequeno, ainda. uma galera que trabalha em escolas, outra que trabalha na fundação casa. tem ainda algumas pessoas que pesquisam sobre o assunto. por enquanto é um grupo pequeno, fechado, porque, na verdade, a intenção é formar um Círculo de Estudo. discutirmos sobre o que é literatura (periférica) para nós, qual a sua importância, a questão do ensino, acesso, etc, além do lance principal: a troca de experiências. teoria não funciona sem a prática. e vice-versa. a idéia é ver o que cada um está fazendo, trocarmos e, principalmente, sistematizarmos as informações. porque senão elas se perdem. principalmente as coisas boas.

os vôos são altos. as possibilidades são muitas. e pra quem achou o lance bacana, ficou interessado, acompanhem pelo blog que a idéia é, que até o final de novembro, nós façamos, aí sim, um grande Encontro, aberto, para falar sobre Ensino de Literatura (Periférica) em Espaços Educacionais. Onde apresentaremos o resultado parcial deste Círculo de Estudos e todos poderão compartilhar, participar, pitacar, firmeza?

no mais, é isso. desejem boa sorte pra nóis, muito axé, muito estudo e muita força porque o lance envolve dinheiro nenhum, só muito trabalho, tempo e é todo de militância literária e pedagógica.


um por amor, dois pelos livros. três pela educação.

salve,

rodrigo ciríaco.


p.s.: as fotos são dos encontros literários já feitos na minha escola, durante os encontros com os autores, projeto Literatura (é) Possível.

Um comentário:

Eliana Mara Chiossi disse...

Queria participar, de alguma forma, mesmo de longe.
Me interessa muito!
eliana.mara@gmail.com