terça-feira, dezembro 22, 2009

EDUCADORES

estive pensando, o que um "educador" nos dias atuais deveria ler/assistir - além da formação específica de seu curso, é claro - para educar de maneira crítica, sensível e instigadora, seus estudantes. então, cheguei a uma pequena "bibliografia" de filmes e livros que me provocaram, muito, quando os assisti ou li, e que ajudam a fortificar, nos dias mais difíceis, a luta e prosseguir.

são a eles que eu recorro nos dias de baixa da guerra:

LIVROS:

- Gandhi: Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade
- Autobiografia de Malcom X
- A Descoberta do Mundo - Clarice Lispector
- Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa
- Cem Anos de Solidão: Gabriel Garcia Marquez
- Memórias de Um Sobrevivente - Luiz Alberto Mendes
- Querô: Uma reportagem maldita - Plínio Marcos
- Olga - Fernando de Morais
- A vida que ninguém vê - Eliane Brum
- De Passagem mas Não a Passeio - Dinha
- O Colecionador de Pedras - Sérgio Vaz
- Poemas: 1913-1956 - Bertolt Brecht
- O Teatro como Arte Marcial - Augusto Boal
- Poema Pedagógico - Anton Makarenko

FILMES:

- Escritores da Liberdade
- Mentes Perigosas
- Diário de Motocicleta
- Um Grito de Liberdade
- Coach Carter
- Forrest Gump
- Filhos da Esperança
- A Língua das Mariposas
- Pequena Miss Sunshine
- V de Vingança
- Crash - No Limite
- Os Melhores Dias de Nossas Vidas
- A Partida
- Sicko
- Eu sou a Lenda
- Mandela: luta pela Liberdade

É, se você quer ser educador, acho que já dá pra começar. Se você assistiu ou leu alguma dessas obras, e não sentiu nada, nada cutucou, incomodou, desculpe: o problema está contigo. E se quer ser uma pessoa um pouco melhor, deveria correr atrás de alguns desses títulos. É a minha sugestão. Para educadores, ou não.

2 comentários:

Lucas Pernambuco disse...

Nego, boas dicas. Um filme que me marcou muito foi o Dogville, o cara é crítico mesmo e é na pegada do Brecht, bem político. Sem falar que acaba com todo o espetáculo do cinema americano. Como educador, que sou, também indico.

Unknown disse...

Acompanho o blog... Adorei esse post. Vai ser muito útil pra mim... Obrigada!