terça-feira, novembro 23, 2010

MARATONA CULTURAL - ZONA LESTE

salve, rápa.

este final de semana foi de MARATONA CULTURAL na nossa querida zona leste. vários coletivos de literatura, teatro, música; fundações, entidades realizaram - e estão realizando - atividades desde a semana passada.

eu, juntamente com a galera dos Mesquiteir@s estivemos em três lugares diferentes, desde sexta-feira: Fundação Tide Setubal, em São Miguel Paulista, Sarau dos Mesquiteiros no Jardim Verônia (Ermelino Matarazzo) e Xêpa Literária, em Guaianases, no Domingo. saca só:

- 19/11: a convite da Fundação Tide Setubal, participei de um bate-papo com o tema "A Literatura como instrumento de transformação". junto na mesa, Ferréz e Sérgio Vaz. mediação de Eleílson, da Ação Educativa. time de peso, debate monstro. na boa, eu era peixe pequeno perto da galera, falei bastante mas ouvi muito também, e aprendi, troquei. assim como todos que estavam presentes. na sequência, rolou um sarau com vários coletivos da zona leste que estavam presentes: marginaliaria, tenda literária, núcleo filó, arte maloqueira e mesquiteiros. aliás, aproveitamos o espaço para apresentar, pela primeira vez, esquetes de nossa peça "Manguetown - uma cidade na lama", para um público externo. e foi ótimo! a galera recebeu muito bem os mesquiteiros, aplaudiram de pé várias vezes, e passaram a segurança que precisávamos, antes de fazer a estréia.

- 20/11: Sarau dos Mesquiteiros - ainda cansados das atividades do dia anterior, nos encontramos de manhã para ensaiar e para divulgar o sarau, que abriu as portas pontualmente as 18hs. a galera foi chegando aos poucos, chegando, chegando e, quando estávamos no meio das atividades, tinha um público muito bonito: crianças, jovens, adultos. todos comungando as palavras, as tintas, a poesia, a música. o teatro. apresentamos algumas outras esquetes da nossa peça, agora dentro do nosso espaço e, foi bacana. o público gostou. aliás, nós gostamos mais ainda. quem estava lá pode sentir uma energia diferente no ar, que transmitia paz, harmonia, amor e alegria pra todos.

e pra fechar, fizemos o lançamento do nosso fanzine UM POR TODOS! com a presença de quase todos os autores e autoras que colaboraram com seus textos. no geral, a galera ficou bem satisfeita com o resultado final. e a gente, feliz da vida.

- 21/11: Xêpa Literária - e pra fechar, a maratona cultural, domingo teve a Xêpa Literária, organizada pelo pessoal da Tenda, junto com a galera do Arte Maloqueira. oficinas com livros, apresentações de poesia, música, teatro. caldo verde e feijãozinho, exposição e venda de livros de autores independentes. foi da hora! o espaço lá é muito amplo, bonito, rolou interatividade com a galera que estava no saguão do mercado municipal. lôco, lôco, lôco.

neste fim de semana que passou, descobri o significado da palavra PLENITUDE. culturalmente falando, ao menos. eu não me cabia, de tamanha felicidade. e o melhor, bom é poder compartilhar este sentimento com outras pessoas.

quem acha que não tem o que fazer, falta cultura nas quebradas da Zê-Éle, só pode tá moscando.

e pra finalizar, uma seleção das fotos com um resumo do que foram estes dias. podem deliciar-se, porque eu já me lambuzei até lamber as sobras do prato.

satisfeito,

rodrigo ciríaco.

Nenhum comentário: