quinta-feira, maio 05, 2011

SARAU SE LIGA! DIGA XIS! - SESC SANTO ANDRÉ

banner do projeto

nóis na cena

Kelly, Vanessa e Sabrina

respeitável público

galera do teatro

durante a apresentação

nosso mc Luan, se preparando

concentração

descontração

Rodrigo, Luan e Mônica, apresentando a atividade

aplausos

leitura de Cristiane

apresentação de Cristiano

Vanessa representando

Kelly na área

uél, uél, uél: Gabriel...

profa. Andrea, EE Cristina Fitipaldi

Beatriz e Kellen

Taís, rompendo as barreiras de sua vergonha

Mônica

Rian, mandando muito bem

Ricardo!

Sabrina

Rogério

público presente e atento

Carlos, do teatro

Jhonatan

e Isabela, também do teatro

Rodrigo

Se Liga! Diga Xis - toda a galera!

Salve, rápa.

Ontem foi um dia de tristeza, mas coroado com coisas muito especiais.

Não aconteceu nenhum problema, ninguém adoeceu, ninguém se machucou. Ontem foi um dia triste, ao menos para mim e minha amiga Mônica Cardim pois chegou ao fim a nossa oficina FotoPoética desenvolvida com jovens, adolescentes do Sesc Santo André, dentro do projeto Se Liga! A oficina Diga Xis!

Iniciamos o trabalho no final de março, com aproximadamente 25 adolescentes. Alguns frequentadores e integrantes do projeto Se Liga!, outros que vieram como convidados da EE Cristina Fitipaldi, localizada em Santo André mesmo.

O trabalho foi desenvolvido durante estes dois meses todas as quartas e sextas-feiras, das 13:30hs as 16hs. Trabalhamos questões que envolveram a discussão sobre produção fotográfica e literária, a leitura de imagens e textos, teoria e prática, regados com muita arte e alegria.

Foram tardes memoráveis em que, apesar de sair correndo de Ermelino Matarazzo, ter que atravessar a cidade para no prazo de uma hora estar em Santo André, eu ia feliz. É ótimo desenvolver trabalhos educativos principalmente quando aquilo que você está trabalhando se torna atraente, interessante e divertido.

Mas ontem acabou. A oficina foi contratada por um período fechado de dois meses e não foi possível a renovação. Talvez. Por enquanto. Mas valeu. Valeu principalmente pela amizade que criamos, o respeito que desenvolvemos. O crescimento que tivemos, como pessoas, como artistas, em tão pouco tempo. Algo visível, que transpareceu ontem em nosso Sarau. O Sarau Se Liga! Diga Xis!

Tivemos a participação - leitura de contos, poemas - de quase todos os integrantes do projeto. Ainda vieram outros integrantes do projeto Se Liga!, da turma do teatro. Além de outros alunos da própria EE Cristina Fitipaldi e mais algumas crianças do Projeto Curumim para prestigiar este evento e grande momento.

A galerinha, inicialmente super nervosa, estava com a pegada na veia. Leram os poemas de uma maneira bonita, sincera, envolvente, que contagiou a todos os presentes e que passavam pelo espaço da lanchonete do Sesc: jovens, adultos, frequentadores das atividades do lugar. Um clima de paz e alegria, apesar de todos estarem altamente armados: de conhecimento e poesia.

Agradecimento especial a Thamara pela indicação no trabalho. A Elaine pelo suporte e acompanhamento nas atividades. Ao Rogério por ter acreditado em nós educadores. E em especial ao Ricardo, educador da EE Cristina Fitipaldi por ter nos acompanhado, colaborado e participado de todos os encontros. Muito obrigado.

E claro, a cada um dos educandos que fizeram parte do Se Liga! Diga Xis! nestes dois meses. Obrigado por terem confiado e acreditado em nosso trabalhos nessas tardes deliciosas que passamos juntos, enriquecidas por luz, câmeras e livros nas mãos.

Em breve nos encontramos por aí.

É nóis nas fotopoesia!

Rodrigo Ciríaco

Um comentário:

william disse...

foi super bacana =]