segunda-feira, outubro 03, 2011

CANTO PERIFÉRICO

CANTO PERIFÉRICO

dedicado às Mães de Maio

símbolo de luta, dignidade e justiça


Periferia, Periferia...

Peri feria,

Não fere mais

Peri não causa mais azia

Na burguesia

Quando essa ouve Racionais

Quando essa mente ainda mais

Ao dizer que todos os conflitos

Raciais

Classiais

Sociais

Foram deixados lá, pra trás

No século que nem me viu

No séquito que diz que o Brasil

É o pais do futuro

Mas eu pergunto: qual futuro?

Que fruto sobrou pro futuro?

Estará caído podre

Quando podia ser colhido maduro?

Qual o furto feito no palácio

De um prédio nada escuro?

Quem roubou o meu passado?

Quem ainda nega o meu presente?

Alguém aí, sente?

Quem hoje denuncia esta gente?


Periferia, Periferia...

Peri fedia, alguns dizem

Não fede mais

Nem cheira

Hoje queima pedra,

Crack

Na beira do Viaduto do Chá

Enquanto os herdeiros dos barões do café

Continuam a se banhar

Nas margens do rio Tietê

Pô, será que você não vê

Que eles se mudaram pra Pinheiros

E gastaram muita construção

Pra justificar o dinheiro

De uma antiga Águas Espraiadas (Roberto Marinho!)

De uma atual Ponte Estaiada

Que pra mim, na boa

Não serve pra nada

A não ser expor o poder do capital

Esse animal que não sabe olhar pra Peri


Periferia, Periferia

Perimetria disputada

Palmo a Palmo

Tapa a Tapa

Tiros: pá!

De borracha

A dispersar a multidão

Que fechou a rua

Queimou pneus

Ofuscou a lua

Contra a reintegração de posse

E vem, os cão,

Sem vacina

Em posse

Da raiva

E vem, os cão, pra promover

Mais uma chacina

Em posse da carta

Do juiz

Que nos diz:

Que não se pode morar aqui

Que não se pode viver ali na

Periferia


Periferia

E fere

Meus sentimentos

Quando é que Peri vai crescer

E deixar este tormento?

Quando é que a periferia

Vai se tornar o centro?

Não apenas da atenção policial

Quando é que a gente vai deixar as páginas

Do caderno social?

Quando é que a gente será reconhecido

Pelo nosso valor

Cultural

Pelo nosso valor

Ancestral

Pelo nosso valor

Sentimental?

Eu digo, Peri:

Tem que ser hoje

E quem sabe vai ser aqui

Na Periferia

Nenhum comentário: