terça-feira, outubro 15, 2013

PARABÉNS PROFESSORES (AS)

Parabéns pra você que mesmo possuindo curso superior tem que trabalhar no mínimo em 02 empregos, mais de 50 horas por semana para ganhar pouco mais de 05 salários mínimos por mês.

Parabéns pra você que se sentirá perdido, sozinho, incapacitado, quando estiver em uma sala de aula com mais de 35 alunos, sendo que de 06 a 07 (em média) não sabem ler e escrever. E uma grande parte dos outros que sabem, não entendem o que leem.

Parabéns pra você que perderá os finais de semana de lazer, curtição e família para corrigir provas, trabalhos, preparar sua aula tentando fazer a mínima diferença - sendo que esse trabalho deveria ser computado no seu trabalho semanal e ser remunerado. Mas quem se lembra disso?

Parabéns pra você que terá a oportunidade de fazer vários cursos e formações, fará todos, e não terá tempo nenhum para planejar, executar e avaliar o que fez, porque professor ocioso é perigoso e professor só trabalha quando dá aula, aula, aula.

Parabéns pra você que será submetido a gestores corruptos, coordenadores incompetentes, denunciará a todos e verá que não mudou nada - a não ser o fato de você agora ser uma carta marcada /manchada para na primeira oportunidade ser jogada fora do baralho.

Parabéns pra você que será obrigado a acatar ordens de gabinete, diretamente de pessoas que há anos não pisam diretamente na escola, não conversam com o professorado, e que a cada 04 anos trazem a fórmula mágica, que no final sempre demonstra que deu errado.

Parabéns pra você que, apesar de servidor público, nunca trabalhará nas escolas modelos apresentadas pelos marqueteiros durante o período eleitoral.

Parabéns pra você que é obrigado a engolir as mentiras e injúrias, calúnias e difamações, sempre que exige um direito constitucional: o reajuste salarial.

Parabéns pra você que todo ano tem encontro marcado com a tropa de choque, bomba de efeito moral, gás de pimenta e bala de borracha, sempre que for questionar o Estado democrático geral.

Parabéns pra você que não sabe se unir, mostrar o quanto seu trabalho é importante, o quanto não se deve brincar com isso, e finalmente fazer te tratarem com o devido respeito.

Por favor, respeite meu trabalho, minha profissão. Neste 15 de outubro, não me dê parabéns. A educação do meu país vai mal, não tenho nada a comemorar. Tapinhas nos ombros, discursos vazios de que somos importantes não dá mais para aceitar.

"Ser educador e não lutar
É uma contradição pedagógica
Difícil de aceitar"

Rodrigo Ciríaco

Nenhum comentário: