segunda-feira, dezembro 09, 2013

SARAU DOS MESQUITEIROS - BIBLIOTECA MUNICIPAL RUBENS BORBA DE MORAIS - DEZEMBRO 2013


Gaby, Gabi e Mayra


Mel, Malu e Ryan


galerinha, pegando autógrafos com autores da antologia pode pá
presentes no sarau


malu, sempre uma atração a parte


Laís Cardoso e Diego Guaglianone
autores selecionados para a antologia


leitura compartilhada na biblioteca


Mônica e Malu


Mandando salve, homenagem a Madiba


Letícia, Lana e Patrícia, fazendo uma cena


Alexandre


nosso time para a transformação poética



Na tarde ensolarada de sábado, 07 de dezembro de 2013, aconteceu o último Sarau dos Mesquiteiros do ano, na Biblioteca Municipal Rubens Borba de Morais, em Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo.

O sarau faz parte do projeto “Literatura Periférica – Veia e Ventania nas Bibliotecas de São Paulo” para divulgar este importante equipamento cultural do bairro e colaborar na fomentação do público, seu conhecimento, participação e ocupação do espaço.

Os Mesquiteiros estiveram presentes com a galera de duas escolas: a estadual Jornalista Francisco Mesquita e a municipal Lino de Mattos, com mais de 30 jovens e adolescentes presentes.

Além da participação poética, tivemos a apresentação de dois vencedores do concurso literário “Pode Pá Que É Nóis Que Tá”, volume II, que lançaram livro no sábado passado e distribuíram autógrafos para todo o público presente que, gratuitamente, receberam um exemplar do livro.

Foi o último sarau do ano, para fechar um ciclo de muito trabalho, arte, educação, cultura e, principalmente, literatura e poesia na veia. Apenas este ano foram mais de 30 saraus realizados por esta turminha, iniciante nas artes da poesia, mas profissional na dedicação e no talento: saraus nas escolas, SESC, Virada Cultural, Bibliotecas, entre outros foram alguns dos espaços pelos quais os Mesquiteiros circularam neste ano de 2013, sempre tendo de frente, como carro chefe, essa molecadinha fera.

Foi e é um ano muito gratificante, pois a gente acredita na importância e na potência da leitura, a gente sabe que, o estudo é o principal ato de combate e rebeldia ao sistema, e o livro é a nossa principal arma. Estamos nos apropriando de ambos, conscientes, e sem deixar de lado as alegrias e coisas boas da vida.

Muito feliz por poder conhecer, caminhar e compartilhar dessa alegria poética com estes jovens e adolescentes que saem mundo afora levando palavras no peito, sonhos na garganta e muita atitude e coragem em suas ações. Feliz mesmo. Hoje sou uma pessoa melhor, mais feliz e realizada, graças a Deus e a minha família, mas todos vocês tem uma parte e contribuição muito grande para isso. Portanto: obrigado!

Se perdeu, se já está com saudade, fique não. É uma pausa de final de ano, logo ali a gente volta, dia 11 de janeiro com uma super novidade. Para abalar. Aguarde.

E boas festas para todos. Com muita paz, saúde, solidariedade, cooperação e amor. É disso que precisamos. O restante, vem como consequência.

Rodrigo Ciríaco
Mesquiteiros

Nenhum comentário: